Por que Delta Nobre?

Delta é a quarta letra do alfabeto grego. Sua referencial maiúscula tem a forma de um triângulo e é atualmente transliterada pela letra D. Tomando a simbologia do triângulo o Colégio Delta Nobre estabeleceu alguns valores e princípios que precisam reger a comunidade humana e formam a base de sua estrutura pedagógica. Os principais estarão elencados a seguir e possuem grande valor, ou seja, são nobres, para o colégio.

Familiar

A Família é base nuclear da sociedade. É ela a responsável não somente pela criação, educação e preservação dos filhos, mas também a "escola" na qual os valores humanos, como solidariedade, respeito, companheirismo, fraternidade, são praticados a cada dia. O Colégio Delta Nobre acredita neste núcleo e assume estes aspectos do ambiente familiar como forma de interação e relacionamento dos professores, colaboradores e alunos. "Somos mais que profissionais, somos uma grande família onde todos são chamados a participar". 

Religioso / Espiritual

Uma educação integral não pode abrir mão da dimensão espiritual inerente a cada pessoa humana. Assim, o colégio Delta Nobre, com uma base cristã, fundamenta-se em I Cor 13, 13 para sustentar sua prática, sem apologias de cunho religioso. A fé em Deus, a Esperança de um mundo mais irmão e solidário e a Caridade que deve nortear o agir de todas as pessoas, constituem os pilares fundamentais do aspecto religioso. Estes princípios cultivados na prática pedagógica do colégio, objetivam não somente formar bons alunos, mas, também, pessoas comprometidas com um mundo melhor.


Escolar

O ser humano não pode ser dividido em partes e colocado dentro de setores ou instituições. Não é possível fragmentar o aluno e entende-lo isoladamente na escola, no clube, em casa ou com os amigos. Por isso, a base escolar para o Colégio Delta Nobre foi fundada na interação e na participação efetiva da família, da escola e do aluno. Não apenas um, mas todos em união, para realizar uma educação eficaz.

Desempenho Profissional

Uma das preocupações essenciais da pedagogia do Colégio Delta Nobre é o desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho. Nesta dinâmica, a responsabilidade (com os compromissos, trabalhos, professores e colegas de classe) torna-se um importante aprendizado para a futura atuação profissional. Mais que isso, o profissional hoje deve ter competência na sua área e estar sempre buscando a perfeição em todas as ações. Ademais, o relacionamento em grupo estimula a convivência e capacita os alunos a trabalharem e se desenvolverem não apenas isoladamente, mas também dentro de um grupo.

Objetivos da Formação Escolar

O Colégio Delta Nobre coloca para a formação escolar três objetivos fundamentais. O primeiro é o Mercado de Trabalho, como finalidade prática de toda a formação, pois é visando um bom futuro profissional que se planta a semente da educação de hoje, uma vez que o futuro é uma reconstrução de um presente que é construído hoje (Paulo Freire). O segundo é o uso de tecnologias não somente como ferramenta, mas como capacidade de desenvolvimento, criação e inovação dentro do mundo competitivo do trabalho. Em terceiro lugar, mas não menos importante, encontra-se o papel social em que o estudante é não apenas mero espectador da sociedade, mas participante e ativo, seja por uma consciência reflexiva, ou mesmo por uma atuação especifica em beneficio de pessoas necessitadas.


Por isso, o Colégio Delta Nobre entende que uma formação não acontece unicamente nos livros e trabalhos de pesquisa. Menos ainda ela é fruto de um acaso necessário a todas as pessoas. A formação é um processo dinâmico no qual se aprende, inicialmente, a ser uma pessoa com princípios e valores cultivados. "Estamos formando mais que alunos de ensino fundamental e médio: estamos formando o mundo de amanhã! E temos a firme esperança de que será um mundo melhor".